Blog Cult da música. (Cult Music Blog).

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Novidades, histórias e curiosidades do mundo pop.(News, stories and curiosities of the world pop.)

30 de mar. de 2012

Em seu 50º álbum, Maria Bethânia aposta em mudanças sonoras e grava faixas "mais enxutas"

Maria Bethânia durante entrevista coletiva no Rio de Janeiro (28/3/12)

Nesta sexta (30) chega às lojas o “Oásis de Bethânia”, 50º álbum da carreira de Maria Bethânia. A capa do álbum traz uma foto do sertão alagoano feita por Gringo Cardia e durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta (28) na sede da gravadora Biscoito Fino, zona sul do Rio, Bethânia revelou que seu oásis é o sertão brasileiro: "Preciso lembrar que existe esse lugar no meu país. Isso me coloca do tamanho que eu sou", explicou Bethânia.
As dez faixas do CD contam com produção de diferentes artistas, que passam por Djavan até Lenine. “Foi uma escolha bem pensada, não queria voltar ao estúdio com a mesma formação. Queria que fosse apenas minha voz e um instrumento, se eu tocasse algum instrumento seria apenas eu tocando e cantando”, disse Bethânia sobre a concepção do álbum que, dessa vez, não teve criação geral do maestro Jaime Allen. O tom mais enxuto das canções se reflete nos 38 minutos que compõem o álbum, assinado por Bethânia e Jorger Heder.
"O Jorge é um baixista que teve relação com todos os músicos do país", contou Bethânia que dividiu o estúdio ainda com o pianista André Mehmari. "Queria o Elton John, mas o Mehmari é melhor", comparou.
A "renovação", de acordo com Bethânia era um desejo antigo. “Senti vontade de fazer um álbum com a mesma estranheza causada por ‘Ciclo’”, revelou Bethânia citando o disco lançado em 1983 e prosseguiu: “Saiu como eu queria, com as mudanças sonoras que eu queria,  esse é um álbum importante na minha carreira”, sintetizou.


1 – Lágrima (Candido das Neves)
2 – O Velho Francisco (Chico Buarque)
3 - Vive (Djavan) - Inédita
4 - Casablanca (Roque Ferreira) Inédita
5 - Calmaria (Jota Velloso) - Inédita
*Citação: Não Sei Quantas Almas Tenho (Bernardo Soares) Edição Fauzi Arap
6 - Fado (Roque Ferreira) - Inédita
7 - Barulho (Roque Ferreira)
8 – Calúnia (Marino Pinto / Paulo Soledane)
* Citação: Lágrima (Sebastião Nunes / Garcia Jr. / Jackson do Pandeiro)
9 - Carta de amor (música e letra: Paulo Cesar Pinheiro) - Inédita
* Texto: Maria Bethânia
10 – Salmo (Rafael Rabelo e Paulo Cesar Pinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário